SEXTA FEIRA
- (16:00) NOVO HAMBURGO - Banco do Brasil ao lado do Colégio 25 de Julho, próximo da Entre Malhas;
- (16:10) SÃO LEOPOLDO - Posto Ipiranga próximo da Leroy Merlin, lateral da BR 116 sentido São Leopoldo x Porto Alegre (Av. Getúlio Vargas, 2149);
- (16:20) SAPUCAIA DO SUL - Posto RodOil ao lado do viaduto da Pepsi, na lateral da BR 116, sentido Porto Alegre;
- (16:30) ESTEIO - Parada de ônibus na pista da BR116 sentido POA x Interior na Estação Esteio do Metrô;
- (16:40) CANOAS - Posto SIM Schell Canoas na lateral da BR 116, do outro lado do Boubon;
- (17:00) PORTO ALEGRE - Estacionamento Haudi Park ao lado da rodoviária.
- Durante o trajeto parada para café da manhã e banheiro;
SÁBADO
- Chegada em Jaguarão, manhã livre para compras;
- Tempo livre para almoço;
- Seguimos para Pelotas.
- Após, seguiremos para um city tour na cidade de Pelotas - Uma verdadeira viagem no tempo, à uma época em que a cidade figurava entre as mais ricas do Brasil.
- Visitaremos fábrica de Doces de Pelotas com opção de compras.
- Check-in no hotel
DOMINGO:
- Café da manhã no hotel;
- Visitaremos o Centro Histórico de Pelotas, que é repleto de casarões da antiga alta sociedade. Esses prédios foram restaurados e hoje servem de museus e centros culturais, como: O Casarão 8 ou Museu do Doce, o Casarão 6 ou Museu da Cidade, o Centro Cultural Adail Bento Costa ou Casarão 2, a Bibliotheca Pública Municipal e a Praça Coronel Pedro Osório.
- Depois, conheceremos a famosa Praia do Laranjal, às margens da Lagoa dos Patos. Com extensa orla e belas paisagens, é um dos cartões-postais de Pelotas.
- A próxima parada será a Charqueada São João- um dos mais belos e íntegros exemplares da arquitetura do Ciclo do Charque, a Charqueada São João foi construída entre 1807 e 1810 às margens do Arroio Pelotas.
É a única que mantém as características arquitetônicas originais e o seu próprio acervo da época do Ciclo do Charque, e ainda conserva o esplendor da época.
Além de preservar a história de Pelotas, a casa foi cenário de "A Casa das Sete Mulheres" e "O Tempo e O Vento".
- Na Charqueada, faremos o nosso almoço, que será um delicioso churrasco campeiro - costela de rês, entrecot, carne e costela de porco e frango assado. Acompanhado de tutu de feijão, arroz branco, farinha de mandioca e pão. Além de saladas diversas, e abacaxi na brasa com açúcar e canela;
- Depois, iremos percorrer os cômodos do casarão principal, que mantêm o mobiliário e objetos originais desde o século XIX, caminharemos pelos jardins de árvores centenárias, conheceremos a fachada original da Senzala, a gruta e uma Figueira com mais de 500 anos;
- Ainda na Charqueada, faremos um passeio de barco pelo Arroio Pelotas, onde será possível admirar o contraste entre o antigo e o moderno. Às suas margens, permanecem preservadas algumas construções das antigas charqueadas, tornando o trajeto uma verdadeira viagem no tempo;
- Depois dessa imersão na Cultura Portuguesa, iniciaremos a viagem de retorno para a cidade de origem, com parada para lanche e banheiro durante o trajeto.